Cautela e esperança. Para muitas empresas do setor de açúcar e etanol, estas duas palavras marcaram o início da safra 2022/23. Após a quebra de safra vista na temporada anterior, o momento era de recuperação nos canaviais, mas o contexto político e econômico – dentro e fora do país – trazia outros receios, como um aumento considerável de custos.

No caso da São Martinho, o novo ciclo teve um início positivo, com uma estimativa de alta de 2% na moagem de cana-de-açúcar, para 20,3 milhões de toneladas. O número, entretanto, não foi atingido e a companhia encerrou a safra com 20,02 milhões de toneladas, praticamente estável em relação à temporada anterior.

No aspecto financeiro, a história foi parecida. O primeiro trimestre (de abril a junho) viu uma alta anual de 59,7% no lucro líquido, que chegou a 1,48 bilhão. Os períodos seguintes, embora tenham mantido os números no azul, viram retração. A queda na comparação ano a ano foi de 42,3% no segundo trimestre, para R$ 212,6 milhões, e de 38,3% no subsequente, para R$ 429,7 milhões.

Entretanto, para uma melhor compreensão destes números, é preciso considerar o contexto da temporada, as estratégias adotadas pela companhia e uma série de variáveis.

Para auxiliar nesta missão, o NovaCana disponibiliza 52 gráficos exclusivos, elaborados com os dados divulgados pela própria companhia. A partir deles, os resultados financeiros, industriais e agrícolas – do trimestre e acumulados – podem ser analisados na comparação com as últimas cinco safras.

O levantamento está disponível para assinantes do NovaCana, que poderão acompanhar:

– Moagem acumulada e por trimestre
– Mix de produção
– ATR total e em relação à moagem
– Produtividade dos canaviais
– Etanol: produção, volume vendido, receita e preço médio
– Açúcar: produção, volume vendido, receita e preço médio
– Cogeração: produção, receita e preço médio
– Destino da produção ao longo da safra – mercado externo e interno
– Evolução financeira
– Indicadores de resultado em relação à moagem
– Lucro líquido e bruto
– Receita operacional
– Composição das vendas
– Relação entre receitas e custos
– Impacto da variação cambial
– Perfil das dívidas
– Alavancagem e liquidez
– Investimentos

Fonte: NovaCana

https://www.novacana.com/noticias/sao-martinho-52-graficos-desempenho-companhia-ultimas-cinco-safras-290323