A previsão do tempo indica boas condições para o plantio do milho 2ª safra, o safrinha. Na maior parte das regiões produtoras, o processo de semeadura deve avançar nos próximos dias. Isso porque haverá diminuição das chuvas e até tempo firme em algumas ocasiões.

  • Mato Grosso

A regularidade das chuvas proporciona o bom desenvolvimento das lavouras do milho 2ª safra. E essa condição deve se manter nos próximos dias.

  • Paraná

O plantio do cereal evolui com a diminuição das precipitações. Para o restante da semana, os acumulados não devem afetar os trabalhos em campo.

  • Mato Grosso do Sul

Apesar da redução das precipitações, o solo encharcado dificulta as operações de plantio em muitas regiões. A tendência é da precipitação continuar diminuindo e, consequentemente, o solo irá perder esse excesso de umidade e vai acabar por facilitar o plantio do chamado safrinha.

  • Goiás

Houve redução na área prevista, mas as lavouras semeadas apresentam bom desenvolvimento. Tempo mais firme de favorecer a reta final de semeadura do milho 2ª safra.

  • São Paulo

O plantio continua atrasado em função do alongamento do ciclo da soja. Assim, há provável redução na área que seria destinada ao cereal. A chuva na parte oeste do estado deve dar uma trégua, mas no leste paulista ainda se espera por volumes entre 30 e 50 milímetros (mm) num solo que já se encontra bem úmido, o que pode acabar gerando transtornos.

  • Minas Gerais

Uma parte significativa das lavouras foi — e está sendo — semeada fora da janela ideal. Na região do Triângulo Mineiro, por exemplo, a preocupação se deve à diminuição do volume de chuva, que deve ser de 15mm ao longo da semana. Contudo, a previsão para esta semana é de tempo firme no noroeste do estado.

  • Tocantins

Os bons volumes de chuva, intercalados com períodos de sol, têm favorecido o desenvolvimento das lavouras do milho 2ª safra. Essa condição deve se manter, mas com uma diminuição nos volumes de chuva no decorrer dos próximos dias.

  • Sul do Maranhão

O milho 2ª safra já teve o plantio finalizado. As lavouras, em geral, apresentam boas condições. A chuva, a ser intercalada com períodos de sol, deve contribuir para o avanço da lavoura.

  • Piauí

O plantio avança normalmente e há previsões de aumento da área cultivada. Na região centro-sul do estado, o tempo fica mais firme, com os acumulados de chuva se concentrando na porção norte (até 70 mm). Isso deve favorecer tanto a semeadura quanto a umidade no solo disponível para o desenvolvimento da cultura.

  • Pará

O plantio do milho 2ª safra está finalizado no sul e no sudoeste, mas segue no restante do estado. Há bom desenvolvimento das lavouras. Contudo, o solo já se encontra bastante úmido na região que engloba Santarém, Altamira e Itaituba. Por fim, o volume de chuva previsto para a semana pode chegar aos 160mm. Dessa forma, transtornos não estão descartados no estado nesta reta final de semeadura.

 

Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/diminuicao-das-chuvas-e-tempo-firme-favorecem-o-plantio-do-milho-2a-safra/