O Ministério da Saúde do Chile confirmou nesta quarta-feira (29) o primeiro caso de gripe aviária em humano no país.

O paciente é um homem de 53 anos, residente do norte do Chile, e encontra-se internado em condição estável, apesar da gravidade da doença.

De acordo com a ministra da Saúde, Ximena Aguilera, os protocolos sanitários foram ativados, e as autoridades estão investigando a fonte de contato e a possibilidade de existência de outros casos de gripe aviária em humanos.

Gripe aviária

A doença afeta principalmente as aves e é considerada altamente mortal. A transmissão aos humanos pelo contato com aves doentes é possível. No entanto, a ministra Aguilera ressaltou que não há transmissão conhecida de humano para humano.

O Chile registrou casos de gripe aviária H5N1 em animais silvestres desde o final do ano passado.

Casos recentes em fazendas industriais levaram o governo a interromper as exportações de aves.

Casos industriais também foram detectados na Argentina e no Uruguai, mas o Brasil, maior exportador mundial de aves, continua livre da doença.

Autoridades globais de saúde disseram que o risco de transmissão entre humanos é baixo, mas empresas farmacêuticas já estão estudando vacinas contra a gripe aviária para humanos.

A ministra chilena fez um chamado para reforçar as medidas de prevenção no caso de encontrar aves ou animais marinhos mortos ou doentes, evitando o contato com eles e chamando as autoridades competentes para lidar com a situação.

 

Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/aves/gripe-aviaria-em-humanos-caso-e-confirmado-no-chile/