A fabricante de máquinas agrícolas CNH Industrial celebrou um contrato de compra com a empresa de tecnologia de posicionamento por satélite Hemisphere GNSS, hoje controlada pela chinesa Unistrong por US$ 175 milhões. O pagamento será realizado com recursos em caixa e está sujeito a aprovações regulatórias da China e outros países.

A CNH, dona das marcas Case e New Holland, entre outras, declarou que o acordo ajudará no avanço de suas ofertas autônomas e automatizadas. “Ter a tecnologia da Hemisphere internamente nos permitirá acelerar uma ampla gama de programas e serviços com tecnologia de precisão, fornecendo aos nossos clientes soluções que aumentam a produtividade”, disse Marc Kermisch, diretor digital e de informações da CNH, em nota.

Os sistemas proprietários da Hemisphere fornecem precisão para as máquinas de agricultura, construção, mineração e marinha. A empresa possui operações nos EUA, Canadá e Austrália.

Grãos digitais

Aqui no Brasil, a empresa, com suas várias marcas, é uma das expositoras da Tecnoshow Comigo, que vai até esta sexta-feira (31/3), em Rio Verde (GO). Entre as apostas da empresa para o evento, estão sistemas de conectividade embarcados nas máquinas e a possibilidade de comprar os equipamentos com “grãos digitais”.

Apresentada no Show Rural Coopavel, em fevereiro, em Cascavel (PR), o modelo de negócio é uma parceria com a startup Agrotoken. A partir do contrato de venda do grão pelo produtor, os valores são “tokenizados” e convertidos em um crédito que pode ser utilizado em qualquer tipo de operação, feita com suporte de tecnologia blockchain.

O estande da CaseIH na Tecnoshow também apresenta simulações de equipamentos com o uso de realidade aumentada e de aplicativos com soluções digitais. Foi montada também uma sala de operação de seu modelo de fazenda conectada, onde os produtores podem ver como funciona o uso de inteligência artifical nas máquinas agrícolas.

A New Holland, outra marca da fabricante, apostou no sistema de telemetria acoplado a tratores para, especialmente, pequenos e médios produtores. A tecnologia permite o monitoramento das máquinas pelo computador ou celular em tempo real. Também expõe o primeiro trator movido a biometano do mundo.

Fonte: Globo Rural

https://globorural.globo.com/negocios/noticia/2023/03/cnh-industrial-anuncia-compra-da-empresa-chinesa-de-satelites-hemisphere.ghtml