Ações voltadas para a divulgação da fibra no país foram realizadas pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) na China. O país asiático é um dos principais importadores do algodão brasileiro, tendo em 2022 adquirido mais de 521 mil toneladas.

As ações da entidade foram realizas através do programa Cotton Brazil.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (31).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY 1 – O contrato Mai/23 fechou ontem a 83,50 U$c/lp (+7,6%).

Algodão em NY 2 – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 83,88 U$c/lp (+5,8%) e o Dez/24 a 78,83 (+2,8%) para a safra 2023/24.

Preços (30/03), o algodão brasileiro estava cotado a 96,00 U$c/lp (+400 pts) para embarque em Abr-Mai/23 (Middling 1-1/8″ (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para embarque em Out-Nov/23 a referência do preço fechou em 98,75 U$c/lp (+300 pts).

Baixistas 1 – A crise no setor bancário global pesou para a grande queda do final da última semana.

Baixistas 2 – Além disso, a visão conservadora do Fed na política de juros pressionou os mercados de uma maneira geral.

Altistas 1 – O aparente controle da crise bancária internacional impulsionou as commodities energéticas e agrícolas esta semana.

Altistas 2 – A seca atual nas High Plains do Texas e no Vale do Rio Grande persiste e preocupa os produtores locais.

Altistas 3 – O dólar americano está no menor patamar dos últimos dois meses.

Altistas 4 – Por fim, as vendas líquidas semanais de exportação dos EUA nesta semana permanecem fortes em 300 mil fardos.

China 1 – A Abrapa realizou uma série de ações China, através do programa Cotton Brazil, nesta semana.

China 2 – O primeiro compromisso foi o 2023 CNCE Industry Development Conference, um dos maiores eventos do setor na China, realizado pela da CNCE (China National Cotton Exchange) em Pequim.

China 3 – O Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, que estava em agenda oficial à China, fez pronunciamento na abertura do evento destacando o recém lançado Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro.

China 4 – Liderada pelo presidente Alexandre Schenkel, representantes da Abrapa seguiram para Qingdao, maior porto de importação de algodão da China, onde fica a agência chinesa de Inspeção e Quarentena (CIQ).

China 5 – A CIQ é responsável pela classificação de todo algodão importado pela China. Após visitar aos laboratórios de classificação e conhecer os procedimentos técnicos, a Abrapa apresentou o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro aos dirigentes chineses.

China 6 – Os próximos passos serão buscar um acordo de cooperação técnica oficial entre os dois governos para alinhamento de padrões e intercâmbio técnico.

China 7 – No porto de Qingdao, foram realizadas visitas técnicas e reuniões em diversos armazéns de algodão. Este sistema de armazenagem é muito usado na China, antes do algodão ser oficialmente internalizado no país.

China 8 – De volta a Pequim, foi realizada uma reunião de avaliação da parceria entre Abrapa e China National Cotton Exchange (CNCE), formalizada em 2021. Novas metas e projetos foram discutidos.

China 9 – Com o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro de volta à pauta, a Abrapa se reuniu tanto com a CNCGC como com a Chinatex, as duas maiores estatais operadoras do mercado de algodão na China, respondendo juntas por mais de 2 milhões de toneladas/ano.

China 10 – Para finalizar a programação voltada ao algodão, foi realizado um jantar com os principais executivos das estatais chinesas e a presença do ministro Carlos Favaro e seus assessores mais próximos.

China 11 – A comitiva da Abrapa também participou na quarta (29) do seminário da Apex chamado “Seminário Econômico Brasil-China”, que contou com a participação de mais de 450 empresários chineses e brasileiros e foi baseado na sustentabilidade.

Brasil – Bahia – O Cotton Brazil foi apresentado na quarta (29) para produtores rurais e representantes comerciais da Bahia. Eles aprofundaram conhecimentos sobre exportação da fibra em evento da Apex-Brasil.

Brasil – Semeadura 2022/23 – Até ontem (30/03): GO (96%); demais estados 100%. Total Brasil: 99,9% semeado.

Brasil – Beneficiamento 2021/22 – Encerrado desde 23/3.

Brasil – Exportações – De acordo com dados do MDIC, o Brasil exportou 63,6 mil tons de algodão entre 01 e 27 de mar/23. A média diária de embarque foi 58,1% inferior quando comparado com março/22.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/mato-https://www.canalrural.com.br/mato-grosso/abrapa-realiza-acoes-na-china-para-divulgar-algodao-brasileiro/grosso/abrapa-realiza-acoes-na-china-para-divulgar-algodao-brasileiro/