Uma comitiva, embarca neste sábado (4) para uma missão oficial internacional ao Japão e à Coreia do Sul. O grupo será liderado pelo governador Ratinho Jr junto a outras lideranças políticas, empresariais e cooperativistas. O objetivo é promover negociações bilaterais com foco no aumento das exportações paranaenses de carne suína.

O Paraná é o maior produtor do Brasil e recentemente ganhou a maior planta da América Latina de abate de suínos, o frigorífico da Frimesa, em Assis Chateaubriand.

Marcel Micheletto, deputado estadual do Paraná, representará a Assembleia na missão.

“Nossa responsabilidade é mostrar a esses países, que são parceiros comerciais do Brasil de longa data, o potencial, a sanidade e qualidade da nossa carne”, destaca.

Viagem

No Japão, a comitiva participará de reuniões com empresários e no Ministério de Agricultura, Silvicultura e Pesca, sobre importação de carne suína e carne bovina do estado. O objetivo é estreitar as relações comerciais com os gigantes asiáticos para vender mais produtos paranaenses e importar tecnologias e empresas.

Na Coreia, o grupo visitará empresários, a embaixadora brasileira em Seul e o ministro da Agricultura local. O objetivo também é de fortalecer as exportações de produtos de origem animal do Paraná.

A organização do evento está a cargo da Invest Paraná, agência de captação de negócios ligada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços.

“Nossa intenção é colher os frutos dos esforços demandados para alcançar o status sanitário internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação”, observa Micheletto.

Além disso, a região oeste do Paraná também estará representada pelo gerente comercial da Cooperativa Frimesa, Mauro Strey Kramer.

 

Fonte: Canal Rural

Paraná quer aumentar exportações de carne suína para o Oriente