O colegiado da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, em reunião realizada na quinta-feira (2), o cultivo e a comercialização no Brasil de trigo geneticamente modificado.

Até então, estava autorizado, desde novembro de 2021, somente a comercialização e importação da farinha proveniente do trigo transgênico no país. Com a decisão, a CTNbio considera que o cereal transgênico não apresenta risco à saúde humana ou ambiental.

A variedade HB4 apresenta maior tolerância a estresse ambiental, especialmente em regiões com restrição hídrica, caso do Cerrado brasileiro.

O pedido para cultivo e comercialização de trigo transgênico no Brasil foi protocolado pela empresa de biotecnologia Tropical Melhoramento e Genética (TMG) junto à CTNBio em processo em 18 de novembro de 2022.

Trigo geneticamente modificado, Brasil e Argentina

A TMG representa a empresa de biotecnologia Bioceres, da Argentina, que é a detentora da cultivar neste processo. A variedade do cereal geneticamente modificado HB4 foi aprovada para cultivo na Argentina em outubro de 2020.

 

Fonte: Canal Rural

Trigo geneticamente modificado: comissão libera cultivo e comercialização no Brasil