Na noite de terça-feira (7), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que as conversas para se retomar as exportações de carne bovina para a China estão em “fase final”. Para o mercado, contudo, essa fase deve durar mais 20 dias.

Consultora de mercado da Agrifatto, Laura Rezende acredita que os embarques da proteína para o país asiático serão reiniciados somente a partir de 28 de março. O período, a saber, deve sincronizar com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que Lula deverá ir à China na última semana deste mês. As datas exatas referentes à viagem, entretanto, não foram confirmadas por enquanto pelo Itamaraty. Os dias serão anunciados “oportunamente”, afirmou a pasta.

A relação da viagem do presidente com o possível anúncio da retomada das compras da carne bovina do Brasil pela China é aguardada por agentes da pecuária nacional. Em entrevista ao Canal Rural, Laura avisou que o dia 28 de março tem sido comentado entre frigoríficos espalhados pelo país.

Suspensão da exportação de carne bovina

As exportações de carne bovina para a China estão suspensas desde 22 de fevereiro, quando um caso de “mal da vaca louca” foi notificado em uma pequena fazenda no município de Marabá, no sudeste do Pará. Protocolo entre brasileiros e chineses determina o embargo em situações como essa.

Com a constatação, a partir de análise de laboratório de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), de que o caso paraense era “atipíco” — ou seja, que não representa risco de contaminação para rebanhos e nem para os seres humanos —, a expectativa é de que as exportações sejam retomadas o quanto antes.

 

Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/mercado-espera-retomada-das-exportacoes-de-carne-bovina-para-a-china-a-partir-de-28-de-marco/