Mato Grosso registrou no mês de fevereiro de 2023 escala de abate com 10,60 dias. O número é o maior para o período na série histórica, segundo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O indicador registrou no comparativo com fevereiro de 2022 um aumento de 2,19 dias. Contudo, de acordo com o Instituto, quando comparada a fevereiro de 2021, período de alta retenção de fêmeas, o alargamento foi de 6,43 dias.

“O cenário se deve ao grande número de animais disponíveis para abate na praça mato-grossense, o que está refletindo em pressão baixista para as cotações da arroba. Com isso, desde 2021, os preços vêm caindo de forma rigorosa e em fevereiro de 2023 a situação foi intensificada pelo caso atípico de “vaca louca”, fechando na média de R$ 240,69 por arroba (-27,74% em relação a fevereiro de 2021)”.

Panorama requer atenção

O Imea frisa que o panorama visto no momento requer atenção quanto a pressão baixista sobre os preços da arroba, uma vez que a perspectivas é de que em 2023 em Mato Grosso, a oferta de animais para abate, principalmente as fêmeas, continue intensa.

 

Fonte: Canal Rural

Mato Grosso: escala de abate atinge maior número para o período na série histórica