O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) habilitou, somente nos dois primeiros meses de 2023, 90 novas empresas brasileiras para exportar milho para a China, aumentando o número de empresas habilitadas para 446.

“A perspectiva para este ano é de recorde nas exportações de milho brasileiras com possibilidade do Brasil ultrapassar as exportações de milho dos Estados Unidos”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

As exportações de milho do Brasil seguem em alta em 2023, ganhando grande impulso com as vendas do cereal à China.

Em janeiro deste ano, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de milho brasileiras subiram 167% em relação ao mesmo mês do ano passado, com o país asiático absorvendo 15% da oferta brasileira.

Até o ano passado, os maiores compradores de milho do Brasil foram Irã, Japão, Espanha e Egito.

De acordo com o acordo celebrado em 2022, o Mapa é responsável por registrar as empresas brasileiras que atendem aos requisitos determinados pela China para a exportação do milho.

Após o registro no Brasil, o Ministério envia à Administração Geral de Alfândegas da China (GACC na sigla em inglês) a lista de empresas habilitadas, e, em seguida, a confirmação pela parte chinesa. Somente após essa confirmação, as empresas podem embarcar o grão para aquele país.

 

Fonte: Canal Rural

Mapa habilita mais 90 empresas brasileiras para exportar milho para a China