A situação só piorou após a confirmação da morte de 200.000 frangos em um estabelecimento em Río Negro, província da Patagônia argentina. O caso ocorreu nesta quinta-feira (8).

Além disso, o vírus atingiu mais de 20.000 aves em uma granja de Mar del Plata, cidade do centro de Buenos Aires.

Medidas sanitárias

De acordo com o prefeito de Río Negro, Miguel Petricio em uma granja de Mainqué, região rural da cidade, 200.000 frangos de corte morreram, entre os infectados e os que tiveram que ser abatidos por motivos sanitários.

Havia 10 galpões no local, com 20.000 espécimes localizados em cada um. Nenhum dos animais conseguiu evitar a morte. A informação também teve corroboração pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

Esta semana 3 casos positivos de gripe aviária tiveram confirmação por parte do Ministério da Agricultura argentino.

Dois deles eram pássaros de fazendas comerciais, um na província de Buenos Aires e outro em Neuquén. Ademais, um ave de quintal no Chaco também teve a confirmação de ter contraído a doença.

Gripe aviária

Na terça-feira, (1) o governo argentino confirmou o primeiro caso positivo em aves fazendo o país perder temporariamente o status de “livre de gripe aviária”.

Além disso, para cumprir as normas internacionais, o país suspendeu a exportação de produtos avícolas.

 

Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/pecuaria/duzentos-mil-frangos-morrem-e-autoridades-se-preocupam-com-gripe-aviaria/