A evolução dos casos de gripe aviária mundo afora será fator-chave para a dinâmica do mercado mundial de aves, segundo avaliação de mercado divulgada nesta quarta-feira (4/1) pelo banco holandês Rabobank.

A análise destaca o surgimento de focos na América do Sul como principal ponto de atenção este ano e vê a possível chegada do vírus ao Brasil como algo com potencial de impactar negócios em todo o planeta.

“A experiência com o vírus na Europa e na América do Norte aumentam as preocupações com o resto da América do Sul, particularmente se a gripe aviária atingir as principais regiões produtoras do Brasil, o que poderia impactar mercados globalmente”, aponta o documento ao destacar que os programas de controle sanitário oficiais e a biosseguridade praticada no setor serão estratégicos para evitar tal cenário.

“Medidas para reduzir o risco de contaminação já foram reforçadas pelo setor. Ao mesmo tempo, a gripe aviária também pode trazer oportunidades para o Brasil, principalmente na Europa e na Ásia, onde a oferta está baixa”, destaca o banco. Com isso, a previsão do Rabobank para o primeiro trimestre é crescimento de 4% a 5% nas exportações brasileiras este ano com queda no consumo interno em 2023.

“Com o preço da carne bovina em queda desde o final do primeiro trimestre de 2022 enquanto os preços do frango mantiveram-se estáveis, a competitividade da carne bovina aumentou e o consumo de aves passou a apresentar sinais de saturação. Com pouca diferença entre o preço das proteínas animais, nós projetamos que esse cenário continuará no início de 2023, dado o forte apelo cultural da carne bovina que poderá favorecer uma recuperação no consumo”, completam os analistas do Rabobank.

 

Fonte: AviSite

https://www.avisite.com.br/gripe-aviaria-sera-principal-drive-do-mercado-global-de-aves-em-2023-avalia-rabobank/