Uma área de baixa pressão atmosférica, próximo a costa da região Sul, vai intensificar as instabilidades neste começo da semana e vai provocar chuvas de moderada a forte intensidade entre o norte do Rio Grande do Sul e o interior do paraná. Além disso, de quinta (23) a sexta-feira (24), outro sistema deve avançar pelo Sul do país, espalhando chuvas pelo interior da região. Para os próximos dias, o excesso de chuva pode atrapalhar a colheita.

Áreas produtoras entre o norte do Rio Grande do Sul e o interior do Paraná podem receber de 50 a 70 milímetros ao longo da semana. As áreas entre o sul e o oeste do Rio Grande do Sul devem receber menores volumes e episódios mais isolados.

Fora a previsão para o Sul, as chuvas vão continuar ocorrendo com moderada intensidade entre o interior do Sudeste e do Centro-Oeste, mas na forma de pancadas.

Os maiores volumes de chuva desta semana devem ser registrados sobre áreas produtoras do norte de Mato Grosso e do interior da região Norte e em partes do Maranhão, onde pode chover de 70 a 100 milímetros no acumulado dos próximos cinco dias. Enquanto isso, a previsão é para episódios muito isolados e com baixos acumulados de chuva entre o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais e o interior da Bahia.

Previsão de chuva atrapalhando a colheita

No decorrer da próxima semana, o padrão de distribuição da chuva não deve mudar muito e são esperados maiores volumes de chuva entre o norte do país e partes do Matopiba. Também deve chover em excesso em áreas do Centro-Sul do país, que devem impactar as atividades no campo. Isso se dará, conforme a previsão do tempo da Climatempo, principalmente sobre quatro estados:

 

1. Paraná;

2. Mato Grosso do Sul;

3. São Paulo; e

4. Sul de Minas Gerais.

 

O padrão deve começar a mudar no Brasil a partir de março. A tendência é que a umidade fique mais concentrada sobre a metade norte do país. Deve voltar a chover, por exemplo, sobre o interior da Bahia já na primeira metade do próximo mês. Em contrapartida, as chuvas devem reduzir na região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Canal Rural

https://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/chuva-em-excesso-atrapalha-colheita-em-quatro-estados/