O Brasil deverá produzir 14,825 milhões de toneladas de carne de frango em 2023, segundo informações divulgadas pelo boletim “Gain Report”, de adidos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Dessa forma, o volume deve ficar acima das 14,465 milhões de toneladas registradas no ano anterior.
Consequentemente, a expectativa é de que o país exporte 4,6 milhões de toneladas de carne de frango neste ano, ante as 4,447 milhões de toneladas de 2022. De acordo com o boletim divulgado pelo USDA na última semana, o Brasil se beneficia da redução da competição global pela proteína. Além disso, o relatório aponta a forte demanda externa para o aumento das exportações.
A previsão é de que o consumo interno fique em 10,230 milhões de toneladas neste ano. Valor que, a saber, será superior às 10,023 milhões de toneladas demandadas no ano anterior. O aumento no consumo da carne de frango pelos brasileiros, segundo o boletim, se dá por causa do aumento de pagamentos e benefícios provenientes de programas sociais para a população mais carente, que tradicionalmente aumenta as aquisições de alimentos.