O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (Fundesa-RS) acompanha o caso de um suíno que testou positivo para a doença de Aujeszky no município de São Gabriel. Trata-se do primeiro foco da enfermidade no Estado desde 2003. Em nota, a entidade afirma que a ocorrência não afetará o comércio internacional, já que a cidade não tem granjas exportadoras.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, o foco foi registrado em um criatório de subsistência. Todos os 46 animais da fazenda foram testados e abatidos preventivamente. O Serviço Veterinário Oficial também testou suínos de 180 propriedades em até cinco quilômetros de distância da fazenda onde o caso ocorreu. As propriedades próximas e o fluxo de animais na região estão sendo monitoradas.

A doença de Aujeszky é causada por um vírus transmitido por contato direto com animais contaminados ou indiretamente, por meio de comedouros e equipamentos. Sintomas comuns são tremores ou incoordenação das patas traseiras. O mal pode causar também problemas respiratórios, febre e até a morte.

 

Fonte: Jornal – Valor Econômico

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/01/02/caso-de-doenca-de-aujeszky-no-rs-nao-prejudicara-exportacoes-de-carne-suina-diz-fundesa/